INSTALAÇÕES DE SHOT PEENING

O processo designado com “shot peening” é baseado na indrodução de tensões compressivas na superficie de uma peça metálica por projecção controlada de particulas esféricas. Com este processo consegue-se um aumento da resistência contra a fadiga e consequentemente um aumento da vida util da peça.
 
Para a industria aéro-espacial as vantagens do “shot peening” já são bem conhecidas: o aumento da resistência à fadiga de peças criticas sem incremento de peso.

Para controlar o processo de shot peening é necessário controlar os seus parâmetros:

.   Dimensão do abrasivo
.   Material e forma do abrasivo
.   Velocidade e caudal de abrasivo
.   Direcção dos bicos (distância e ângulo)
.   Tempo de projecção

Estes parâmetros determinam a intensidade (indicador de tensões compressivas) e a cobertura do processo (indicador de projecção de toda a superficie da peça).
O equipamento da Straaltechniek consegue com precisão controlar, monitorizar e armazenar os parâmetros criticos do processo de “shot peening”.

.   Dimensão do Abrasivo - alterando o tamanho das particulas de abrasivo (à mesma velocidade) a quantidade de energia das particulas muda, logo manter o tamanho do abrasivo constante é essencial para a obtenção de um resultado satisfatório. Os equipamentos da Straaltechniek controlam este parâmetro através de: peneiros, cortinas de ar e sistemas de exaustão centrifugos.

.   Material e Forma do Abrasivo - a energia do impacto do abrasivo na peça, depende muito da velocidade a que o abrasivo é projectado. A velocidade do abrasivo é controlada pela pressão atmosférica, que é controlada e monitorizada continuamente. O caudal de abrasivo projectado determina a cobertura do tratamento num espaço de tempo definido.

.   Direcção dos Bicos - a distância e o ângulo dos bicos à superficie da peça é muito importante, porque uma variação de ambos os parâmetros altera a direcção do jacto e consequentemente a cobertura, que baixa a fiabilidade da curva de saturação. Estes equipamentos vêm equipados com um controlo da direcção dos bicos por PLC ou robots CNC, que garantem ângulos e distâncias constantes, além de que permitem o tratamento de peças mediante programas armazenados em memória no equipamento.

.   Tempo de Projecção - controlado com o objectivo de determinar o ponto de saturação. Em equipamentos controlados por PLC ou CNC, dispositivos de medida de tempo são equipamento de série.